quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Nutrição

A dieta original dada pelo Criador dos seres humanos, conforme podemos ver na Bíblia em Gênesis capítulo 1:29, consistia de frutas, vegetais, grãos e nozes (Usaremos o termo “ nozes ” nesta série de temas significando amêndoas, castanhas, avelãs, castanhas de caju e do Pará, etc.). Somente mais tarde, segundo o relato bíblico, após o dilúvio, foi liberado o uso de alimento cárneo. Estudos científicos têm provado que a dieta básica original dada por Deus aos seres humanos ainda é a mais saudável. Muitas doenças podem ser prevenidas e frequentemente revertidas, através do comer alimentos no seu estado natural, não refinados e sem aditivos.
Coma com prazer. Os alimentos devem ser preparados de forma que sejam atrativos ao olhar assim como saborosos. Nossa dieta deveria incluir uma variedade de alimentos cada dia. Combinando diferentes tipos de comida asseguramos estar recebendo todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.
As proteínas podem ser obtidas de muitas fontes sem ser da carne. Ervilhas e feijões são excelentes fontes, especialmente quando ingeridos com algum cereal integral como o arroz integral, trigo integral, aveia ou milho. As nozes são também ricas em proteína, mas deveriam ser usadas em menor quantidade devido ao alto conteúdo de gordura. Mesmo vegetais como o brócolis e batatas contêm proteína e são ricos em vitaminas e minerais também. Existem muitos mitos à respeito das necessidades de proteína. A maioria das pessoas consome muito mais proteínas do que necessita, o que faz com que haja uma sobrecarga nos rins e produz doença renal.
Os carboidratos são importantes fontes de alimentos energéticos. É melhor, entretanto, limitar o consumo de carboidratos simples (açúcar comum) encontrados na maioria das sobremesas, biscoitos, refrigerantes e cereais adoçados. Boas fontes de carboidratos estão nas batatas, arroz integral, pão integral e cereais integrais em flocos.
Procure limitar o consumo de gorduras. Banha de porco, manteiga, peixe, carne vermelha, carne de aves, margarina, frituras, cremes, maionese e queijo contêm gorduras saturadas não saudáveis. As gorduras encontradas no reino vegetal como em abacates, azeitonas, sementes e nozes, quando usadas em moderação, são mais saudáveis. Se você usar laticínios, escolha os sem gordura.
As fibras são como esponjas que limpam nossos corpos para manter nosso sistema digestivo limpo e funcionando bem. Frutas frescas, vegetais, nozes e grãos integrais são ricos em fibras. Carnes, produtos do leite e alimentos refinados não contêm fibras e tendem a obstruir o sistema digestivo, causando doenças. Pesquisas têm revelado que uma dieta alta em fibras diminui o risco de muitas formas de câncer.
O sódio – sal de cozinha – está escondido em muitos alimentos tais como carnes, picles, enlatados, produtos feitos com bicarbonato de sódio, e mesmo em certos cereais usados para o desjejum. Excesso de sal produz pressão arterial alta e doença cardíaca. Preste atenção à quantidade de sódio que você ingere e limite seu uso na sua dieta.
O que eu deveria comer? Uma dieta equilibrada é a melhor. Cada dia deveríamos desfrutar de porções liberais de vegetais e frutas. Coma grãos integrais, eles têm toda a fibra, vitaminas e minerais que são perdidos nos produtos refinados. Eles também ajudam a prevenir o comer em excesso e a obesidade porque satisfazem mais com menos quantidade. Não se esqueça de incluir legumes e nozes em sua dieta diária.
O desjejum (café-da-manhã) é a refeição mais importante do dia! Um forte desjejum deveria conter a maior quantidade de calorias de qualquer outra refeição. Escolha os alimentos ricos em proteína e carboidratos complexos. Não se esqueça das frutas. Tente comer um bom almoço cerca de cinco horas após o desjejum e um lanche leve à noitinha, evitando “ beliscar ” entre as refeições. Isto lhe dará a energia que você precisa para o dia e um bom descanso à noite.
Autor/Fonte: Wildwood Lifestyle Center and Hospital series. Traduz. e adaptado por Dr Cesar Vasconcellos de Souza