quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Coração Partido Mata, Diz Estudo

Já apareceu com freqüência em livros e filmes, e há muito tempo os médicos suspeitavam disto. Agora, a ciência provou: pode-se, sim, morrer de um "coração partido". O estudo, envolvendo 9.000 britânicos, foi divulgado no periódico científico "Archives of Internal Medicine". Ele revelou que o estresse e a ansiedade gerados por um relacionamento ruim podem aumentar o risco de doenças do coração. As chances de alguém nessa situação sofrer um ataque cardíaco ou dores no peito aumentam em 34%, comparado a pessoas que vivem em harmonia com seus parceiros.
"O coração de uma pessoa parece ser influenciado por relacionamentos negativos", disseram os pesquisadores. "Nós mostramos que aspectos negativos de relações íntimas (...) estão associadas a doenças coronarianas."
"Outra pesquisa mostrou que múltiplas conexões sociais podem significar uma vida mais saudável -- o 'efeito proteção' -- mas poucas observaram o quanto uma amizade próxima ou um casamento podem afetar a saúde", disse Roberto De Vogli, epidemiologista do University College de Londres, que liderou o estudo.
Os pesquisadores analisaram as pessoas, que completaram questionários sobre os aspectos negativos de seus relacionamentos -- com o cônjuge ou amigos próximos -- entre 1989 e 1990 ou entre 1985 e 1988.
Experiências ruins são revividas
"Os participantes eram questionados se tinham apoio emocional e a possibilidade de conversar com alguém sobre seus problemas e se eles poderiam contar com um parceiro ou amigo para coisas simples, como ir ao supermercado", disse De Vogli. A equipe acompanhou as pessoas por mais de 12 anos e descobriu que as que responderam que discussões, críticas e outros tipos de conflito eram comuns para elas tinham 34% mais riscos de sofrer ataques cardíacos ou dores no peito. Quando os pesquisadores destacaram fatores de risco tais como obesidade, cigarro, álcool e histórico familiar, a chance de ataque cardíaco era ainda 23% maior, de acordo com De Vogli.
"Se você possui boas pessoas ao seu redor, isso faz bem a sua saúde", disse o pesquisador em entrevista por telefone. "Se você tem pessoas negativas ao seu lado, é muito pior para a suasaúde."
O estudo não analisou se maus relacionamentos influenciam no grau de severidade de um ataque do coração. "A partir dessa análise, parece claro que não importa se os aspectos positivos de relacionamentos sociais tenham um efeito protetor significativo, o impacto negativo parece ser bem mais forte", disse De Vogli. "As pessoas revivem esperiências negativas constantemente."
Fonte: G1