sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Quer se Livrar da TPM?

Inchaço, dor de cabeça, mamas sensíveis, cansaço, irritação, cólica e (muita!) vontade de comer doce. Você conhece bem os sintomas da Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM, não é? Pois esses incômodos podem ser aliviados com a alimentação correta. E, seguida direito, a dieta anti-TPM ainda a ajudará a perder uns quilinhos.
Curiosidade: Cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual. "Em 52% delas, os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo", diz a especialista Jocelem Salgado.
POR QUE A GENTE SOFRE?
Os incômodos da TPM se manifestam de sete e dez dias antes da menstruação. Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), explica que as mudanças hormonais provocam retenção de líquidos no corpo, dando a sensação de inchaço, inclusive dos nervos. "Isso altera o estado emocional e favorece a irritação, mau humor e ansiedade", diz. A retenção de líquidos causa dores nas mamas, nos músculos e no abdômen e afeta o apetite. "As mulheres sentem a vontade irresistível de comer chocolates e guloseimas", diz. A falta de magnésio, vitaminas B6 e E, ômega 3 e 6 e dos nutrientes que formam a serotonina é o principal motivo dos sintomas da TPM. Ou seja, a má alimentação é responsável por seu desconforto. "E os mesmos desequilíbrios desencadeam a obesidade porque a carência nutricional facilita o acúmulo de gordura", completa a nutricionista Denise Madi Carreiro.
Evite
- Alimentos industrializados: são pobres em nutrientes e ricos em produtos químicos.
- Carboidratos refinados, principalmente o açúcar.
- Frituras: são ricas em gorduras saturadas, que atrapalham a digestão e sobrecarregam o fígado, o que dificulta a metabolização dos hormônios.
- Cafeína (café, chá preto e mate, chocolate): aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.
- Bebida alcoólica: pode provocar dores de cabeça e fadiga.
- Refrigerantes (inclusive os diet)
Prefira
- Água-de-coco, chás (menos o preto e o mate) e sucos naturais.
- Alimentos ricos em magnésio: as hortaliças e a soja.
- Fígado, nozes, carnes e cereais integrais, que são fontes de vitamina B6.
- Óleo de canola, azeite extravirgem, abacate, semente e óleo de linhaça. São fontes de ômega 3 e 6, necessários para o equilíbrio hormonal, para a regulação do sistema nervoso central e do sistema imunológico, além de serem antiinflamatórios.

Karina Fusco